As pintas, também conhecidas como nevus, são pequenos tumores benignos de tamanhos variados, geralmente escuros, que surgem da proliferação anormal dos melanócitos (células produtoras de melanina, o pigmento da pele). São lesões de pele comuns na população em geral e se desenvolvem normalmente na infância ou na adolescência, apresentando baixo potencial carcinogênico, isto é, têm poucas chances de evoluírem para um tumor maligno. Essas lesões se manifestam clinicamente por meio de saliências, verrugas ou papilomas, normalmente arredondadas ou ovais, com bordas bem demarcadas e coloração escurecida. A coloração varia de acordo com a cor da pele do paciente. 

Na maioria dos casos, não é necessário um tratamento específico, uma vez que são lesões que não tendem a evoluir malignamente. No entanto, é necessário um acompanhamento e a lesão deve ser sempre observada com cuidado. Ao se observar qualquer alteração na sua cor, tamanho, espessura ou aspecto, sem causa justificável, como por exemplo puberdade ou gestação – já que os níveis hormonais podem causar alterações nessas lesões – o médico deve ser prontamente procurado para realizar uma avaliação adequada. Outros sintomas, como prurido, ardor, edema e vermelhidão também são sugestivos de malignidade e devem ser bem observados se aparecerem, enfatiza o Dr. Breno Knop. 

Os nevus atípicos também são benignos, mas se apresentam de maneira anormal em comparação aos nevos típicos. Pacientes com nevos atípicos apresentam maiores chances de desenvolverem melanomas, por isso, é imprescindível fazerem um acompanhamento médico. Essas lesões apresentam múltiplas cores, assimetrias e bordas irregulares. Diante disso, é necessária uma investigação mais aprofundada para descartar malignidade, como por exemplo dermatoscopia.

Quando, a partir da avaliação das características da pinta, constata-se que ela é maligna ou tem potencial de malignidade, é indicada a sua retirada por meio de excisão cirúrgica e posterior envio à biópsia para análise. 

Todos esses processos são cuidadosamente avaliados pelo Dr. Breno Knop, que analisa cada caso, pensando qual a melhor conduta a ser tomada de maneira a trazer os melhores resultados funcionais e estéticos para cada paciente.

Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.

× Agendar Consulta!