O Botox® ou toxina botulínica é uma substância neurotóxica produzida pelas bactérias Clostridium botulinum e que libera acetilcolina nas fibras musculares, deixando-as paralisadas. Assim, o poder de contração do músculo é reduzido. Esse efeito de paralisação mecânica de uma região é o que faz com que o Botox® seja tão utilizado por médicos, para o tratamento de diversas doenças, como a enxaqueca, o bruxismo, a hiperidrose, o suor excessivo e doenças neuromusculares. Além disso, o Botox® é amplamente utilizado na cosmiatria, para melhorar a estética a partir de sua aplicação.

Regiões musculares tensionadas ou que levam a  incômodos estéticos são as regiões em que o Botox® é aplicado. As regiões mais comumente aplicadas são a região frontal, a região periorbicular (em torno dos olhos) e a região entre a boca e a bochecha, chamada de bigode chinês. O Botox® é um procedimento rápido, pouco invasivo e que traz resultados muito satisfatórios para os pacientes. Ele é quase indolor, já que a agulha utilizada é extremamente fina. O Botox® é aplicado nos locais tensionais, que incomodam, por conta das rugas e linhas de expressão. Assim, o Botox® reduz essas marcas que surgem com o avanço da idade e deixa o rosto com aspecto mais harmonioso, levando a uma maior confiança.

Além da função de reduzir pés de galinha, rugas e marcas de expressão, o Botox® também pode melhorar o aspecto da face, fazendo o que se conhece na cirurgia plástica como ocidentalização da face oriental, reduzindo o sorriso gengival, levantando os olhos e o nariz.

O Botox® dura em torno de quatro a seis meses, e isso pode variar de paciente para paciente, já que alguns cuidados são essenciais para a manutenção do produto por mais tempo. No período após o procedimento, é importante evitar movimentos no local em que o Botox® foi aplicado, evitar tocar ou massagear o local, não usar relaxantes musculares e não praticar exercícios físicos. Tudo isso porque o Botox®  não deve se mover da região de aplicação, para não se acumular em regiões não esperadas e nem sair daquelas das quais se deseja melhorar o aspecto. Seguindo essas orientações e tendo feito o procedimento com profissionais capacitados e experientes na área, como o Dr. Breno Knop, os pacientes certamente terão um resultado muito positivo e uma sensação de satisfação e confiança muito maior.