A abdominoplastia é a técnica cirúrgica que tem por objetivo retirar o excesso de gordura e de pele da região do abdômen, deixando o aspecto do abdome mais liso e harmônico. O procedimento é procurado tanto por homens quanto por mulheres que desejam melhorar a sua qualidade de vida, a partir da retomada da autoestima. A maioria das pessoas que buscam essa operação acabaram de passar por um processo importante de perda de peso que, em muitos casos,  deixa um excesso de pele. 

Apesar de não ser uma cirurgia longa (estima-se em torno de três a quatro horas, a depender da quantidade de gordura e pele a serem removidas), a abdominoplastia exige muita expertise do profissional que irá realizar, pois inclui uma série de procedimentos complexos, explica o Dr. Breno Knop. O procedimento consiste na realização de uma incisão no baixo ventre, por onde é retirado o excesso de pele e de gordura. É realizada, também, a correção dos músculos abdominais que, em muitos casos, encontram-se enfraquecidos. Vale ressaltar que outras técnicas podem ser aplicadas, a depender das particularidades de cada paciente. 

A lipoaspiração pode estar associada ao procedimento melhorando o resultado estético alcançado e melhora do contorno abdominal

Os procedimentos pré-cirúrgicos consistem, basicamente, na adoção de hábitos de vida mais saudáveis, como prática de exercícios físicos e alimentação equilibrada, visando um período pós-operatório sem intercorrências. Além disso, recomenda-se cessar hábitos como tabagismo e etilismo. 

A recuperação tende a ser tranquila, mas requer alguns cuidados, como evitar forçar o abdômen. É comum que, nas primeiras horas após o procedimento, apareçam edemas e equimoses, que devem desaparecer espontaneamente com o passar do tempo. Para evitar essas intercorrências e a formação de seromas, geralmente são usados drenos subcutâneos, que requerem alguns cuidados, mas garantem um acompanhamento mais seguro do pós-operatório.

Outras complicações que podem acontecer, mas são muito raras, são o desenvolvimento de hematomas, necrose do tecido ou assimetria da cicatriz. No entanto, essas intercorrências não devem ser motivo de pânico, pois ocorrem com pouquíssima frequência. A maioria dos pacientes se restabelece plenamente dentro de quatorze dias, voltando às atividades do cotidiano com mais disposição e autoestima.

Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.

× Agendar Consulta!