O explante mamário é o procedimento cirúrgico caracterizado pela retirada das próteses mamárias, seja por questões estéticas ou por questões de saúde. A cirurgia de implante de próteses de silicone, assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, não é livre de efeitos colaterais, portanto pode se fazer necessária a retirada dos implantes em determinados casos. Vale ressaltar que esses problemas são pouco comuns. Além disso, o médico cirurgião plástico, Dr. Breno Knop, experiente nesse tipo de procedimento, explica que atualmente a procura pela retirada das próteses cresceu muito entre pacientes que não apresentam qualquer efeito colateral e apenas desejam retornar a uma forma corporal mais natural.

Dentre as indicações de retirada, podemos citar o aparecimento de algumas doenças, como por exemplo a ALCL, que consiste no surgimento de células anaplásicas na cápsula do implante, caracterizando um tipo raro de linfoma de células grandes. É um tipo de câncer do sistema imunológico e, por conta disso, necessita de muita atenção e tratamento adequado. Quando é possível realizar o diagnóstico precoce, o tratamento cirúrgico é o suficiente para um bom prognóstico. Outro quadro relacionado aos implantes mamários é a Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes, conhecida como ASIA. Essa patologia se caracteriza pela reação imunológica exagerada do organismo, que passa a atacar as próprias células, causando sintomas como dor de cabeça, náuseas e vômitos. Acredita-se que esse quadro se instale em pacientes que apresentam predisposição genética para tal, sendo a colocação dos implantes mamários o precursor para esse processo.

Além de reações sistêmicas, o médico cirurgião plástico, Dr. Breno Knop, explica que as próteses de silicone também podem causar reações localizadas, como no caso das contraturas capsulares. Esse quadro se caracteriza pela formação de uma cápsula fibrosa em torno do implante e decorre da tentativa que o corpo faz de isolar a prótese. Os sinais clínicos associados a esse cenário são dor, enrijecimento dos seios e até alteração no formato das mamas, nos casos de contraturas mais graves. Nesses casos, é indicada imediatamente a troca da prótese por conta do desconforto que pode causar nas pacientes. Por fim, outro motivo da procura pelo explante mamário é o rompimento da prótese de silicone. Pode ser um quadro sintomático ou assintomático, no entanto a substituição da prótese deve ser sempre realizada, por mais que não cause incômodo à paciente.

Para além das questões patológicas, a procura pelo explante mamário por questões estéticas está em crescimento nos dias de hoje. O Dr. Breno Knop encoraja seus pacientes a fazerem a cirurgia caso se incomodem com o silicone que, um dia, fez sentido colocar. Em diversas consultas pré-cirúrgicas, serão fundamentais diálogos entre o médico e sua paciente, para alinhar as expectativas e pensarem, juntos, qual será a melhor forma de chegar ao resultado estético desejado no final do procedimento.