A ninfoplastia é uma técnica cirúrgica que tem por objetivo melhorar a aparência da genitália externa das mulheres. Atualmente, está sendo cada vez mais procurada, principalmente no Brasil. Esse procedimento é um forte aliado na retomada da autoestima e da confiança das mulheres, pois corrige assimetrias que podem ser muito incômodas.

A cirurgia é indicada para correção estética da região externa da genitália feminina, como nos casos nos quais os pequenos lábios apresentam volume avantajado em relação aos grandes lábios – o que não causa incômodo somente estético, como também funcional, podendo a paciente sentir desconforto durante o ato sexual, prática de atividade física ou até mesmo para utilizar determinadas peças de roupa. Além disso, a ninfoplastia também é indicada para correção de assimetrias entre os lábios, explica o cirurgião plástico Breno Knop, tornando a genitália mais simétrica.

O procedimento cirúrgico pode ser feito tanto a nível ambulatorial, quanto no centro cirúrgico, a depender da extensão da operação. O procedimento tem duração em média de 1 hora e não tende a apresentar maiores complicações. No entanto, é necessário atentar aos cuidados pós-operatórios. Por se tratar de uma área muito vascularizada, edema e sangramentos são esperados. Além disso, o local é mais propício a infecções, devendo-se redobrar os cuidados de higiene para evitar complicações. O Dr. Breno Knop relata que, com a associação de um procedimento bem feito com um cauteloso cuidado pós operatório, as pacientes tendem a gostar muito do resultado estético e funcional da cirurgia de ninfoplastia.