A modificação no tamanho das mamas ocorre desde a adolescência das mulheres. Essas variações podem ser lentas e graduais, de maneira que a pele acompanha o processo de mudança, ou podem ser muito abruptas, durante o processo de gravidez e amamentação, por exemplo, ou quando perde-se muito peso após uma cirurgia bariátrica. Com tais alterações abruptas, a pele pode esticar demasiadamente, gerando flacidez excessiva e queda das mamas. Dessa forma, muitas mulheres sentem-se desconfortáveis com a estética da região, já que, em geral, elas preferem ter os seios firmes.
O médico cirurgião plástico Dr. Breno Knop tem experiência na realização da cirurgia que levanta os seios. Conhecida por mastopexia, essa cirurgia pode ser feita com uma reconstrução da região através de um corte vertical, que vai da aréola até a parte de baixo do peito e uma incisão no sulco inferior do peito. Assim, retira-se o excesso de pele e refaz-se a incisão.
O médico explica que a mastopexia costuma ser muito efetiva para a reconstrução da autoestima das mulheres que se incomodam com a queda dos seios. O procedimento pode ser feito colocando-se prótese de silicone, ou apenas retirando a pele em excesso, sendo a segunda opção nomeada mastopexia clássica. Retirando-se a pele em excesso, o seio volta a ficar projetado para frente, com firmeza, pois fica apenas a quantidade de pele necessária para sustentar a estrutura das mamas, explica o Dr. Breno Knop.