A cirurgia plástica pós-bariátrica é uma importante aliada na retomada da autoestima dos pacientes. Com a perda significativa de peso, é comum que haja excesso de pele em várias regiões do corpo, podendo ser leve ou significativo. Por isso, muitos pacientes buscam realizar a cirurgia plástica pós-bariátrica, a fim de retomar a confiança, tendo em vista que o excesso de pele impacta diretamente na qualidade de vida.
Algumas técnicas de abdominoplastia englobam a cirurgia pós-bariátrica, como o lifting de mamas e a braquioplastia, visando alcançar o contorno corporal mais harmônico possível para cada paciente. A abdominoplastia tem como objetivo reduzir o excesso de pele e de gordura da região do abdômen, o principal incômodo dos pacientes que realizam a cirurgia bariátrica.
Já o lifting de mamas é muito procurado por mulheres que desejam melhorar a aparência dos seus seios, uma vez que, com a grande perda de peso, é comum a ptose mamária. A técnica consiste em remover o excesso de pele, reposicionar a aréola e em alguns casos inserir prótese de silicone, caso seja o desejo da paciente.
No caso dos homens que realizaram a cirurgia bariátrica, é comum a procura pelo procedimento de mamoplastia redutora, quando se remove o excesso de gordura e de pele, tornando o aspecto do peitoral mais definido.
Por fim, outra técnica muito procurada pelos pacientes que perderam peso de maneira significativa é a braquioplastia, que consiste na retirada de pele e gordura na região dos braços. Essa técnica consiste em retirar o excesso de pele do “tchauzinho”, conhecido por ser bastante incômodo na vida dos pacientes, elucida o Dr. Breno Knop.