A técnica cirúrgica em que se derrete a gordura para em seguida aspirá-la chama-se lipoaspiração a laser ou Lipo-Guiada. Esse derretimento da gordura é proporcionado pelo laser, o que oferece vantagens em relação à lipoaspiração tradicional.
A luz do laser é absorvida pela célula de gordura. Essa energia elétrica é convertida em energia térmica e, dessa forma, derrete a gordura. O médico cirurgião plástico Dr. Breno Knop detalha o que acontece durante o procedimento, explicando que o médico utiliza uma câmera térmica que transmite os dados de radiação infravermelha, traduzindo a temperatura do tecido. Assim, o médico trabalha na área sabendo que a temperatura está em uma faixa segura, evitando queimar ou lesionar o tecido subcutâneo do paciente.
Além do benefício de redução de medidas, o laser também gera a retração cutânea, melhorando a firmeza da pele, reduzindo a flacidez e alcançando até 30% de melhora em relação à pele antes do procedimento. Pessoas com gordura localizada em pontos específicos, como cintura, culote, coxas e outras regiões podem obter resultados muito satisfatórios com a lipo a laser guiada. Nesta cirurgia, consegue-se alcançar um contorno melhor de silhueta e um aumento de produção de colágeno, através da utilização do laser.
O procedimento é feito a partir de pequenas incisões de três a quatro milímetros, que podem ser feitas em locais discretos e praticamente imperceptíveis, como no sulco das nádegas, nas axilas ou perto do umbigo. Em comparação à lipoaspiração tradicional, na lipo a laser guiada as incisões são menores.
Os pacientes apresentam sintomas pós-operatórios mais leves, recuperando-se de forma mais rápida. Os resultados completos podem ser observados em seis meses. Contudo, o Dr. Breno Knop explica que após um mês, muitos resultados já são facilmente visualizados.